top of page

10 de março, Dia do Telefone: A disputa judicial pelo direito da patente

No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem. O autor foi o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell (1847-1922). O nome atribuído ao aparelho foi telefone. É por esse motivo que o dia do telefone é celebrado em 10 de março.


Poucos dias antes, em 7 de março de 1876, Graham Bell, aos 29 anos, estava recebendo a patente da sua nova criação que revolucionaria para sempre a maneira como as pessoas se comunicariam.


Porém, por questão de horas, Graham Bell depositou sua invenção antes do estudioso e engenheiro eletricista Elisha Gray, que é considerado, por alguns autores, como o verdadeiro inventor do telefone.


A disputa judicial sobre a patente do telefone foi uma batalha longa e acirrada entre dois inventores: Alexander Graham Bell e Elisha Gray. Ambos os inventores haviam desenvolvido tecnologias semelhantes para transmitir a voz humana através de um fio. A disputa começou quando Bell solicitou uma patente para sua invenção em 1876, e Gray entrou com um pedido semelhante apenas algumas horas depois.


Os detalhes de todo o processo judicial foram descritos pelo escritor Edward Evenson no livro "A conspiração da patente do telefone de 1876".


A batalha legal durou anos, com os dois lados apresentando evidências e testemunhas, em que Alexander Graham Bell saiu vitorioso. Essa decisão foi baseada em grande parte em uma série de experimentos que Bell realizou para demonstrar a eficácia de sua invenção, bem como no fato de que seu pedido de patente foi apresentado primeiro.


Embora toda a disputa entre os inventores, Alexander Graham Bell e Elisha Gray, outra parte interessada existia neste processo, o italiano Antonio Meucci. Somente em 11 de junho de 2002, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o verdadeiro inventor do telefone pelo Congresso dos Estados Unidos, por meio da resolução N°. 269.


Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Graham Bell na década de 1870. Em 1856, Antonio Meucci construiu um telefone eletromagnético para conectar o escritório ao quarto, já que a esposa sofria de fortes dores por causa do reumatismo.


Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci conseguiu pagar apenas por uma patent caveat (patente provisória). Ele, à época, chegou a enviar o projeto do aparelho para a empresa de telégrafos Western Union, que não demonstrou interesse.


Quando Meucci exigiu a devolução do protótipo, em 1874, a Western Union alegou que os documentos haviam sido perdidos. Dois anos mais tarde, em 1876, Alexander Graham Bell, que havia dividido um laboratório com Meucci, conseguiu obter a patente do telefone e fez um negócio lucrativo com a empresa Western Union que havia desprezado Meucci.


Meucci, então, processou Graham Bell e, quando estava próximo da vitória, acabou falecendo em 1889, e o caso foi encerrado. Por isso, o reconhecimento de Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do percussor do atual telefone veio de forma póstuma.


Alexandre Limeira

Diretor

Grupo Mário de Almeida

bottom of page